segunda-feira, 12 de setembro de 2016

MESES OU SEMANAS?

Hello minha gente!
Tudo bem com vocês?

Minha gente não tem nada mais complicado do que você perguntar para uma grávida de quantos meses ela está (pelo menos para mim rsrsrsrs). Ai você me pergunta "porque? A gravidez não se conta assim?" E a minha resposta é NÃO, a contagem da gravidez é feita em semanas e não em meses. Quando alguém me pergunta de quantos meses estou me "embanano" toda rsrsrs.

A tabela abaixo indica as semanas e meses gestacionais, abaixo dela explico o porquê de não contar a gravidez em meses.

MESES X SEMANAS

Primeiramente um mês tem 30 ou 31 dias, somar 4 semanas (que são 28 dias) para cada mês leva ao erro de cálculo da idade gestacional. A gestação tem cerca de 280 dias. Apesar da idade gestacional ser calculada a partir do primeiro dia da última menstruação a fecundação só ocorre no período fértil, aproximadamente 2 semanas após a menstruação, por isso a primeira semana é ignorada nessa tabela. Hoje em dia uma gravidez é considerada a termo a partir das 39 semanas, ou seja, o bebê está pronto para nascer com menores chances de problemas relacionados à prematuridade.

Lembrando que essa tabela é apenas para facilitar a pergunta "de quantos meses" da família e amigos que não estão acostumados a contar a gestação por semanas. 

P. S. Essa tabela tem sido a minha salvação quando o povo me pergunta de quantos meses estou rsrsrsrs.

Hoje o post foi curtinho, mas espero que vocês tenham gostado. Se falei alguma bobagem me corrijam nos comentários.
Beijos e fiquem com Deus!

Nenhum comentário :

Postar um comentário